Carregando...

Intinerário Formativo (etapas)

ETAPAS DE FORMAÇÃO

Despertar Vocacional e Acompanhamento

Quando a jovem que nos procuram demonstrando o desejo de nos conhecer melhor, buscamos orientá-las para que tome consciência que são chamadas pelo Pai, por meio de Jesus Cristo, na ação do Espírito, para uma missão específica da Igreja. É a etapa do despertar vocacional. O acompanhamento se dá através da aproximação das jovens, do diálogo, acolhimento, escuta.

Conhecer bem a família e o contexto social e eclesial da vocacionada por meio de visitas. Também são realizados encontros vocacionais onde se trabalha temas que perpassam as três dimensões: humana, cristã e eclesial da vocação bem como a convivência grupal que um dos pilares da vida religiosa consagrada.

Aspirantado
Esta etapa se dá em uma de nossas comunidades. É o tempo em que é proporcionado a jovem, adequado conhecimento de si mesma, e da própria realidade familiar e sociocultural, a luz da fé, unindo a um sincero desejo de uma vida consagrada. Para isso se faz necessário ajuda-la a desenvolver a capacidade de tomar decisões. 

Postulantado
O Postulantado é a etapa em que a jovem realiza a integração na vida de Clarissa Franciscana Missionária do Santíssimo Sacramento. A postulante como candidata à nossa Congregação, participa da vida comunitária, sem estar ligada às obrigações específicas da Vida Religiosa. Esta etapa permite a ela verificar sua decisão e favorece o discernimento, de suas reais motivações vocacionais e a passagem gradual do modo comum de viver para o modo de viver o projeto de vida do seguimento de Jesus Cristo, em nossa Congregação.

Noviciado
O noviciado, com o qual se inicia a vida no nosso Instituto, tem como finalidade fazer com que a noviça forme a mente e o coração segundo o espírito e o carisma da vida religiosa de CFMSS, buscando aprofundar o conhecimento de Jesus Cristo, como fizeram Francisco, Clara e Madre Serafina. Essa experiência se dará na participação da vida de uma comunidade formadora, exercitando os votos de castidade, obediência e pobreza, na assimilação da proposta desta etapa.

Juniorato
O Juniorato é o período de aprofundamento e de amadurecimento do compromisso assumido, na profissão temporária, pelo qual a juniorista recolhendo os frutos das etapas precedentes, continua o próprio crescimento humano e espiritual, em vista de chegar aquele amadurecimento que lhe permitirá fazer a profissão definitiva, consagrando-se a Deus de modo total e incondicional e assumindo definitivamente a vida do instituto.

Formação Continuada
A formação continuada é um processo que supõe empenho pessoal e comunitário de permanecermos em continua formação, para alcançar a maturidade humana, espiritual e profissional. A formação continuada é um processo de conversão continua, pelo qual, valorizando o passado, se caminha sempre rumo a Cristo.

AREAS DE ATUAÇÃO MISSIONÁRIA
Educação Formal e Informal
Ação Pastoral
Missão ad gentes
Missão de Fronteira
Animação Vocacional
Espiritualidade

animação vocacional 8311765462661055931
Página inicial item

Jogos

Jogos
Clique na imagem e acesse vários jogos

Páginas mais lidas