Carisma Eucarístico Missionário
O Carisma tem em sua essência a presença de Deus, de onde provêm todas as graças e inspirações que são distribuídas gratuitamente. Deus respeita a sensibilidade humana, que pode acolher ou recusar a graça.
Ao longo do caminhar da Igreja, o Espírito irrompe em diferentes tempos e lugares. Ele tem seus desígnios, tantas vezes desconhecidos por nós. Sabemos que o carisma é graça, dom, manifestação do Espírito em pessoas escolhidas, habilitando-as para iniciativas novas e especiais, seja na missão, no serviço, no testemunho, na profecia, na misericórdia e na evangelização. O carisma visa mais ao bem dos outros do que ao próprio.
O Espírito Santo provê a Igreja com pessoas carismáticas capazes de responder, de forma criativa e evangélica, às urgências dos tempos e lugares. O carisma conta sempre com a participação ativa da pessoa: sua sensibilidade, acolhida, docilidade e compromisso.
E foi dado um passo novo na história:
Francisca Farolfi, seu nome de batismo, caminhou nos passos de Francisco e Clara de Assis.
Como vocacionada, Serafina tinha um coração que, como dos Serafins, ardia de amor por seu Deus e Senhor!
Madre Serafina de Jesus era, de fato, toda de Jesus e se tornou seu Tabernáculo, portadora dos seus Mistérios!
Como Fundadora, nada mais desejava para si e para o seu Instituto além de viver e testemunhar os Mistérios!
“Ide, filhas minhas, acendei e levai a todos o amor de Jesus Eucaristia!”
Seu Carisma Eucarístico - Missionário, expresso no seu lema “Porto e Misteri”, era o projeto de Vida que ela abraçou e transmitiu. Esse ideal Eucarístico -Missionário foi vivido por ela e deixado como herança para suas filhas, nós, Clarissas Franciscanas Missionárias Santíssimo Sacramento, de ontem e do hoje de Deus.
Quando Madre Serafina decide seguir ao chamado de Deus e abraça o carisma a ela concedido, busca unir a contemplação à ação missionária, tendo como centro e alimento a Eucaristia. Seu carisma, então, é Eucarístico- Missionário, conduzindo-nos a seguir Jesus Cristo, tornando-nos servas de toda humana criatura e alimento para os irmãos, com alegria e disponibilidade.
Cada gesto, cada atividade, deve transformar - se em um gesto Eucarístico, traduzindo na prática as palavras: “Isto é o meu corpo... Isto é o meu sangue...”.
Ser presença Eucarística no mundo é imitar Jesus, que se doou por inteiro por amor aos irmãos e irmãs mais sofredores. Esse é o caminho que as irmãs e leigos, inspirados no exemplo de Madre Serafina, buscam seguir: serem presença Eucarística e missionária no mundo.
Conecte às Irmãs