Carregando...

CEFORM


Fundado em 1985 em Conceição do Mato dentro- MG, O CEFORM – CENTRO DE FORMAÇÃO E PROMOÇÃO HUMANA SÃO JOAQUIM, tem a finalidade de atender o menor carente e suas famílias. Nesse mesmo ano, a congregação havia encerrado suas atividades na educação sistemática na cidade. Desde 1910, mantinha aí um bom colégio denominado Instituto São Joaquim, que foi estadualizado. 

O Ceform atende crianças e adolescentes de 7 a 14 anos  em regime de semi-internato. Funciona em dois turnos das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. As crianças frequentam as escolas estaduais e no outro turno vão ao CEFORM.

As famílias são atendidas com visitas, reuniões, palestras formativas e informativas e algumas ajudas ocasionais.

O Ceform é mantido pelo Instituto das Clarissas Franciscanas Missionárias, com o apoio de algumas instituições privadas (ver PARCEIROS e VOLUNTÁRIOS). Durante os vinte e cinco anos de seu funcionamento, a comunidade conceicionense tem apoiado e incentivado este trabalho de diversas maneiras, inclusive com ajudas materiais. Voluntários contribuem com projetos a curto e longo prazo.

Esta ação social funciona em uma parte do prédio do antigo Colégio São Joaquim que ainda pertence às Irmãs. Além das máquinas recebidas em doação,  utilizadas nas oficinas e no artesanato, a instituição mantém uma horta,  que ajuda a proporcionar alimentação saudável e balanceada às crianças.

Administrada por Irmãs especializadas e experientes na área social, a congregação investe cada vez mais na estrutura administrativa. Treinamentos, cursos e planejamento contínuo fazem parte da atualização profissional das Irmãs e educadores que constituem o CEFORM.

O crescimento da instituição é notório ano a ano. Em 1988 eram 60 crianças, em 1997 , 103. Hoje, 2012, são mais de 200 crianças matriculadas, além da lista de espera. Equivale ao dobro de crianças atendidas na creche da prefeitura da cidade.
São muitos os desafios vencidos pelas Irmãs e demais educadores que vêm atuando nessa obra social filantrópica. Atualmente, com a entrada de uma grande mineradora na região, que atrai muitos trabalhadores, os problemas sociais vêm crescendo dia a dia. A pacata cidade colonial teve sua vida alterada, com grande reflexo nas famílias. Criando uma necessidade ainda maior de oferecer a comunidade projetos imbuídos em obras sociais.

Fiel a espiritualidade de São Francisco e Santa Clara de Assis, o CEFORM atua na linha da garantia dos direitos da criança e do adolescente, desenvolvendo atividades em busca da educação para a cidadania e garantias dos direitos sociais, realizando ações que contribuam com o desenvolvimento da capacidade física, psíquica, motora e intelectual, dando atenção ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Investe também no Projeto de Apoio às famílias em Vulnerabilidade Social, trabalhando Fé, Política e Qualidade de Vida.

Agradecemos aos funcionários, amigos, voluntários, benfeitores, famílias conceicionenses, por  ajudar-nos a cumprir com a nossa MISSÃO. Que o Senhor os recompense pelo grande bem que tem feito a essa Entidade que tanto precisa de corações generosos.

evangelização 2753982547279898103
Página inicial item

Receba as novidades no email

Jogos

Jogos
Clique na imagem e acesse vários jogos

Páginas mais lidas