Carregando...

III Congresso das Novas Gerações da Vida Consagrada

A+ A-
Dos dias 06 a 09 de fevereiro aconteceu em Brasília, o III Congresso das Novas Gerações da Vida Consagrada com o Tema: Novas Gerações: #Compartilheaalegria e o Lema: “Venha para fora!” (Jo 11,43). Cerca de 400 jovens consagrados e consagradas vindos de todas as regiões do Brasil, participaram do congresso e as Irmãs Amélia Soares, Helena Rodrigues e Síntia Maria Praxedes também estiveram presentes.

O evento foi organizado pela CRB Nacional – Conferência dos Religiosos do Brasil. O objetivo incentivar a construção da 'civilização do amor', saindo ao encontro do outro, testemunhando a alegria e dinamizando as Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada, permanecendo com o Ressuscitado.

Presente no Congresso, o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e bispo referencial para a Vida Religiosa do Brasil, dom Jaime Spengler, Ofm. Dom Jaime convidou os congressistas a sonharem sempre com a realização do Reino de Deus, e parafraseou dom Helder Câmara: 'Quando todos nós formos capazes de sonhar o mesmo sonho, este poderá se tornar realidade entre nós'.



Dom Jaime ressaltou algumas expressões presentes no objetivo do Congresso e que indicam posturas fundamentais no caminho do seguimento de Jesus, como consagrados: permanecer, encontrar, dinamizar, alegrar e sair. É o encontro com o Ressuscitado que anima e dinamiza a vida dos consagrados e os impele para a missão. 'O consagrado é esta pessoa que faz a experiência do encontro com o Ressuscitado e por isso se sente impelido a sair alegremente, a partilhar, a compartilhar com os irmãos a experiência do encontro, trabalhando intensamente para permanecer com Ele', disse.

Para dom Jaime, o que levou os fundadores das Congregações a permanecer no caminho foi a experiência do encontro com um Deus próximo. 'Elas e eles não tiveram medo de se lançar e confiar na Providência'. Destacou também, a vida de oração, a determinação e o trabalho que marcaram a vida destes. 'Aqui devemos prestar atenção: quanta determinação, quanta oração e quanto trabalho!'.

A presidente nacional da CRB, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, fez referência aos temas dos dois precedentes congressos das Novas Gerações e convocou a todos a se colocarem 'com grande empenho na caminhada da vida, da concretude, da experiência e do testemunho'.

Segundo Irmã Maria Inês, encerrar o Ano da Vida Consagrada e começar o Ano da Misericórdia não é fruto do acaso, mas da Providência, uma vez que a missão da vida religiosa está sempre relacionada com a compaixão. 'Que todo o Congresso seja uma 'porta santa' por meio da qual cada participante abrasará seu coração e prosseguirá seu caminho com coragem e esperança', relatou.





De acordo com Irmã Maria Inês, o Espírito tem um convite concreto para a Vida Consagrada. 'Não só a convida a sair e despertar o mundo com ternura e compaixão, mas também, para viver e completar a nossa profecia com a misericórdia'.

Ainda, de acordo com a presidente, prestar um serviço às novas gerações da vida consagrada não significa separação e mencionou as palavras do Papa Francisco. “Dirijo-me a vós, jovens. Sois o presente, porque viveis já ativamente dentro dos vossos Institutos, prestando uma contribuição com o frescor e a generosidade da vossa opção. 

Ao mesmo tempo sois o futuro, porque em breve sereis chamados a tomar em vossas mãos a liderança da animação, da formação, do serviço e da missão”.Irmã Maria Inês encerrou sua fala pedindo aos jovens que “sejam fortes e perseverantes, sinais de comunhão e esperança em seus Institutos e Congregações.” 

O coordenador das Novas Gerações da Vida Consagrada da região sul, o missionário Dehoniano, Padre Nilson Helmann, discorreu sobre o lema do congresso 'Vem para fora', inspirado no texto bíblico que narra ressurreição de Lázaro. ' Este ato da ressurreição de Lázaro, como os demais sinais, são como que um pano de fundo para que São João apresente o projeto do Pai realizado em Jesus', afirmou.

Padre Nilson enfatizou que, com este episódio, a comunidade é convidada a entender e enfrentar a morte não como interrupção da vida. É chamada a compreender a ressurreição não como restauração da vida física, como a palavra possa sinalizar (pelo prefixo re), ou como os fariseus a entendiam (no último dia), mas como continuidade. 





'O medo da morte como desaparição definitiva torna-nos impotentes para resistir a opressão e o poder dos opressores'. Helmann evidenciou que os religiosos e religiosas são homens e mulheres que não tem medo de morrer porque possuem a vida, acreditam Nele e se fizeram promotores da vida e do Evangelho. 'Na Vida Consagrada não somos infecundos porque escolhemos a castidade: transmitimos ao mundo a vida de Jesus, a vida doada. Não somos miseráveis porque escolhemos a pobreza. Somos dispensadores da grande riqueza de Deus', adicionou.

Ainda, conforme o assessor é preciso ajudar os mortos a se encontrarem com Jesus, o que requer atitudes proféticas: 'precisamos saber onde nossos irmãos estão enterrados. A pergunta de Jesus é: 'onde o puseram? Onde estão os nossos irmãos que necessitam de vida? Onde estão aqueles que o mundo renegou ou abandonou?', questionou.

Faz-se necessário, ainda abrir caminhos para que a vida se faça. 'O túmulo é lugar de ausência. O sepulcro não era o lugar de Lázaro. Não é o lugar para os filhos de Deus. 

Tirar a pedra é fazer com que a fronteira entre os mortos e os vivos desapareça. É abrir caminho para que irmãos e irmãs presos em suas sepulturas encontrem-se com a vida'. O assessor ao concluir, frisou que muitas vezes as realidades cheiram mal, assim como Lázaro, e parece não haver solução. E interpelou os jovens. 'Que a nossa presença seja cheia de alegria, torne este mundo sombrio cheio de vida. Não tenhamos medo!'

Além das palestras citadas acima, compuseram o congresso: Tendas com temas afins, como Comunicação, Missão, Vocação; celebrações, confraternizações, debates e uma caminhada na Esplanada dos Ministérios.

novas gerações da vida consagrada 1456742508049416211
Página inicial item

Jogos

Jogos
Clique na imagem e acesse vários jogos

Páginas mais lidas