Carregando...

Pastoral Indigenista

A+ A-


As irmãs Clarissas Franciscanas, com o desejo de responder aos apelos da sociedade, dos mais excluídos, mantém uma experiência missionária com um grupo indígena, juntamente com outros órgãos, na cidade de Redenção, sul do Pará. Sigam abaixo o relato de Ir. Cleide Moura que assume atualmente esta missão.

Pastoral Indigenista.

“Preocupado em desenvolver e garantir o caráter processual e permanente da formação, o Conselho Indigenista Missionário constituiu diferentes espaços onde atualmente se desenvolve. Criou o Curso de Formação Básica, em que os missionários, que iniciam seu serviço aos povos indígenas, têm a oportunidade de partilhar as suas experiências a partir de diferentes perspectivas: da teologia, da antropologia, da história, do direito e da política indigenista do Estado brasileiro”.(cf Plano Pastoral do CIMI  pág 53)

Nesta missão constatamos vários desafios, caminhos bem complexos  , mas também a perspectiva de desenvolver um trabalho eficaz e digno com  a sociedade  indígena, contribuindo  na sua integração , na realização de suas potencialidades e na conquista digna de seus direitos. Esses entraves sempre estão presentes também em outras missões, mas  com  os povos indígenas existem a influência   dos estereótipos, que devem ser desconstruídos com informação ,com  a conquista de oportunidades iguais  que favorecem ao  acesso aos direitos fundamentais e básicos  à vida : saúde, cultura, moradia, educação e alimentação 

É de fundamental importância compreender as sociedades indígenas com toda sua organização social, seus  costumes, suas crenças, suas tradições e suas línguas maternas. O nosso trabalho não é de resgate e sim de solidariedade, de viver e conviver com eles, proporcionando-os o reconhecimento de sua identidade e a esperança de conquistar a imagem de um mundo melhor. 

A próxima atividade é o estudo de campo, exigindo um trabalho muito detalhado com pesquisas, relatórios e registros de todas as atividades, que é exigência do CMI dessa  segunda etapa    com proposta e cronograma para ser realizada no decorrer deste  ano.

Assim, vou me aproximando mais desses nossos irmãos que lutam pelo direito de viver e de Bem viver. 

RESISTÊNCIA – ANÚNCIO - DENÚNCIA 

Ir. Cleide Aparecida Moura


pastoral indigenista 6676820834892387181
Página inicial item

Jogos

Jogos
Clique na imagem e acesse vários jogos

Páginas mais lidas