Carregando...

Dia de Santa Clara

A+ A-


No dia Onze de Agosto celebramos o dia de Santa Clara. Com seu exemplo de fé e de amor a Deus alcançou o coração de milhares de pessoas, do seu e do nosso tempo. Santa Clara foi capaz dos maiores sacrifícios para se entregar inteiramente Àquele que a criou. Foi amiga de São Francisco de Assis e com ele deixou ao mundo o legado de uma espiritualidade encarnada na realidade, uma espiritualidade atenta aos mais pobres e mais sofredores. Para conhecer um pouco mais sobre esta grande Santa vejamos abaixo um trecho da Bula de sua Canonização.

BULA DE CANONIZAÇÃO DE SANTA CLARA

Alexandre 5 , bispo, servo dos servos de Deus, a todos os veneráveis irmãos Arcebispos e Bispos do reino de França 6 saúde e benção apostólica.

1. Clara, resplandecente 7 em claros méritos, brilha no céu com claridade de insigne glória e na terra com esplendor de sublimes milagres. Aqui cintila a austera e sublime Ordem de Clara, difunde-se até ao alto a luz do seu prémio eterno e a sua virtude manifesta-se aos mortais com sinais magníficos. Clara recebeu na terra o privilégio da altíssima pobreza 8 ; no céu foi-lhe concedida inestimável abundância de riquezas; e todos os católicos a veneram com a homenagem de grande devoção e altíssimas honras. Na terra resplandeceu Clara com as suas luminosas obras. No céu irradia Clara a plenitude da luz divina. E o povo cristão exalta-a pelas maravilhas dos seus milagres.

2. Clara bendita, adornada com tantos títulos de claridade 9 ! Clara fostes antes da conversão, e mais clara ainda depois dela. Foste preclara na vida claustral e manifestaste-te com toda a claridade depois de deixares a vida presente. Em Clara pode este mundo ver um diáfano espelho de bons exemplos; nela nos é oferecido o lírio da virgindade com um encanto celestial; através dela experimentamos na terra os remédios do socorro sobrenatural.

3. Admirável claridade de Santa Clara cujo esplendor de vida quanto mais se analisa, mais admirável se reconhece. Se já luzia no século, resplandeceu na vida religiosa. Se na casa paterna foi um raio luminoso 10 , no claustro brilhou com todo o fulgor. Se brilhou na terra, resplandeceu no céu.

4. Como era grande a força desta luz e como era forte a claridade do seu brilho! Apesar de encerrada no segredo do claustro, esta luz irradiava para o exterior; embora recolhida entre paredes de um mosteiro, esta luz era projetada para todo o mundo; protegida no interior, irradiava para o exterior. Escondia-se Clara, mas patenteava-se a vida. Calava- se Clara, mas era proclamada a sua fama. Apesar de escondida na sua cela, a sua vida era conhecida nas cidades 11 .

5. Tal coisa não nos deve espantar. Como podia uma lâmpada tão clara e resplandecente permanecer sem alumiar com todo o esplendor a casa do Senhor? Como podia permanecer cerrado um vaso de tão preciosos perfumes, sem exalar o seu aroma na mansão divina? Quanto mais alquebrava o vaso de alabastro do seu corpo em recôndita solidão, tanto mais o odor da sua santidade perfumava a Igreja 12 .

6. Assim foi desde a juventude, quando ainda estava no mundo 13 . Desde a primeira infância que desejou passar sem mancha por este mundo efémero e impuro. Guardou sempre com pudor imaculado o tesouro precioso da sua virgindade e era tão assídua na prática das obras de caridade e piedade que depressa o seu nome ultrapassou as fronteiras em redor 14 . Daí que São Francisco, conhecedor da sua fama, cedo a exortou a seguir a Cristo na caridade perfeita 15 .


5 Sobre Alexandre IV, cf. LCL, nota 1.
6 A Bula de Canonização não foi dirigida a toda a Igreja, mas somente aos bispos e clero francês, porque a Cúria Romana residiu em França, mais concretamente em Lyon, de Dezembro de 1244, até Abril de 1255 (cf. BAC, p. 116, nota 3. A numeração dos parágrafos está de acordo com as Fonti e Schriften, divergindo da numeração da BAC e dos Documents.
7 LCL 1.
8 LCL 14.
9 O jogo de palavras com o nome de Clara verifica-se em todo o documento.
10 LCL 4; 6.
11 LCL 10a; 11.
12 LCL 10.
13 LCL 3.
14 LCL 4.
15 LCL 5; 6.

Fontes Franciscanas e Clarianas
santa clara 3284592195159562617
Página inicial item

Jogos

Jogos
Clique na imagem e acesse vários jogos

Páginas mais lidas