Carregando...

18 de Junho: Festa do Trânsito de Madre Serafina, fundadora das Irmãs Clarissas Franciscanas


Madre Serafina de Jesus
Um pouco da história...

Irmã Serafina ingressou na vida religiosa em 1873, aos 20 anos de idade, após haver concluído seus estudos como professora de primeiro grau.
Entrou para a Congregação das Irmãs Franciscanas de Santa Elizabeth, em Forli (Itália), onde permaneceu até 1893. Nesse período, dedicou-se completamente à educação e à formação de jovens, chegando a dirigir dois colégios: o Colégio São Francisco, em Forli e o Colégio de Bagno di Romagna, fundado por ela em 1891.
Uma característica marcante em Irmã Serafina era sua determinação em atingir seus objetivos e projetos. Estes não batiam com a estrutura de uma congregação dedicada somente à oração e à penitência, divergindo de seus ideais missionários.
Por causa do seu ideal missionário, Madre Serafina passou por grandes desafios. Muitas vezes teve que enfrentar autoridades e religiosas, pensado no bem dos empobrecidos. Com dificuldade conseguiu expandir um pouco sua ação missionária e conseguiu sair de Forli indo para Bertinoro onde também fundou um colégio. Porém, três anos depois recebe a notícia de que deveria voltar para Forli com suas companheiras ou então elas deveriam ser desligadas da congregação.
Foi uma decisão muito difícil, ela tinha um sonho: SER MISSIONÁRIA e lutava com todas as suas forças para defender seu sonho, pois sempre que rezava sentia que Deus também pedia isso a ela: estar onde ninguém quer estar. E com o apoio de Dom Frederico Polloni, Bispo de Bertinoro, Irmã Serafina e suas companheiras aceitaram o desligamento, vendo em tudo um sinal evidente de que Deus as queria missionárias.
Bertinoro seria, a partir de então, o berço de uma nova família religiosa que teve seu nascimento oficializado em 1º de maio de 1898, quando Madre Serafina e suas 8 companheiras renovaram os votos religiosos, escolhendo a regra de Santa Clara como inspiração. Estava fundado o Instituto das Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento. O fervor e a dedicação das primeiras Irmãs geraram frutos. Outras missionárias chegavam e partilhavam do sonho do novo grupo religioso. Tendo Francisco e Clara como exemplos de fé, de seguimento a Jesus Cristo, Madre Serafina fundou o Instituto das Irmãs Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento.
O sonho de Madre Serafina se realizava. Ela continuava alimentando o desejo de ir também às missões estrangeiras, o que não conseguiu concretizar por motivos de saúde. Além disso, o Instituto se consolidava e as exigências aumentavam, tornando-se necessária sua presença na Itália, onde permaneceu no governo da Congregação até 1917, quando aos 64 anos, no dia 18 de junho, ela faleceu.
Seu ideal não acabou. Sua inquietação diante dos necessitados, seu espírito de missionária e educadora permanece vivo em suas Irmãs: as missões continuam! Novos países, novos desafios. Uma caminhada apenas começada e que perdura até os dias de hoje. 



Madre Serafina ainda não foi beatificada, mas recebeu da Igreja o título de Venerável. Estamos a caminho, aguardando o dia em que nossa Madre será glorificada com a honra dos altares na Igreja do Senhor.

Rezemos pela beatificação de Madre Serafina!

Oração pela Beatificação de Madre Serafina

Ó Deus, Pai de misericórdia, que no vosso imenso amor, concedestes à venerável Madre Serafina, desde a sua mais tenra idade, um grande ardor eucarístico e missionário. Concedei-nos esse mesmo ardor, a fim de que respondamos aos apelos da Igreja, no serviço da nova evangelização, com o testemunho de uma vida sempre mais doada ao amor de Cristo e ao serviço dos irmãos, especialmente os mais necessitados.
Glorificai-a, Senhor, com a honra dos altares, em vossa santa Igreja e concedei-me, por sua intercessão, a graça que tanto desejo. Em louvor de Cristo! Amém

Pai Nosso, Ave Maria, Glória







notícias 4162579396101335232
Página inicial item

Jogos

Jogos
Clique na imagem e acesse vários jogos

Páginas mais lidas