Carregando...

Reflexão Biblica - 2° Encontro

 2º ENCONTRO

Tema: Vós também fostes estrangeiros no Egito


CELEBRANDO A VIDA

O povo da Bíblia é um povo exortado a não esquecer a ação de Deus, a fazer memória dos sinais de Deus que lhe tirou do Egito, a casa da escravidão, e o introduziu na terra prometida. Hoje, somos o povo convidado a recordar essa ação Divina, lembrar para crescer na empatia, para colocarmo-nos no lugar dos que hoje são estrangeiros, na pessoa dos marginalizados e excluídos. 


OLHANDO PARA A VIDA

Um grupo do povo de Deus, quando voltou do exílio na Babilônia, no tempo de Esdras e Neemias, teve a tentação de expulsar todos os estrangeiros da sua terra. Aquele grupo chegou ao ponto de desfazer os casamentos feitos com estrangeiras e despedir mulheres e filhos. Nesta ocasião, Deus inspirou alguém a escrever a história de Rute, uma mulher moabita (estrangeira), que se casou com um judeu, filho de Noemi. A história de Rute serve para a gente aprender que Deus não faz acepção de pessoas. Esse negócio de estrangeiro e compatriota é coisa nossa, mas para Deus todos somos irmãos.


A PALAVRA DE DEUS ILUMINA

Chegou o momento de escutar a Palavra de Deus.


Canto: É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa, Tua Palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal.


Leitura do Livro do Deuteronômio (Dt 10,14-19).


VAMOS CONVERSAR:

a) Qual palavra de Deus, em nosso tempo ou em nossa comunidade, precisa ser escutada e praticada?

b) Nosso texto fala de fazer justiça ao órfão e à viúva e amar o estrangeiro. O que essa palavra ilumina nosso agir nesses tempos?

c) Olhando nossa comunidade, quais são as iniciativas de acolhida, de hospitalidade que temos? Há algo que se possa fazer para melhorar nossa acolhida?


A PALAVRA DE DEUS SE TORNA VIDA (GESTO CONCRETO)

O gesto concreto de hoje será cultivar a virtude da acolhida, da hospitalidade, que pode ser vivenciada de diversas formas! Somos convidados (as) a acolher a nós mesmos, nossos dons e limitações; a acolher os irmãos e irmãs que convivem conosco; as criaturas de Deus; as situações da nossa vida; a Palavra de Deus; a presença de Deus nos irmãos e irmãs... Enfim, várias são as oportunidades nas quais podemos praticar a acolhida sonhada por Deus! 


Fonte: Cartilha bíblica online da Arquidiocese de Porto Velho/RO




notícias 4321839451360364134
Página inicial item

Jogos

Jogos
Clique na imagem e acesse vários jogos

Páginas mais lidas