Reflexão Bíblica - 3º Encontro
3º
ENCONTRO
Tema: O Senhor teu Deus suscitará para ti um profeta
CELEBRANDO
A VIDA
O povo da Bíblia sempre viveu de esperança. Quando estavam no Egito e saíram deserto afora, eles esperavam chegar na Terra Prometida. Há uma grande esperança neste povo pela vinda do Messias, que poderia ser um grande rei, um grande profeta ou mesmo alguém para purificar o templo e oferecer o sacrifício agradável a Deus. O tempo passava, as nações os oprimiam, mas a esperança estava ali: um dia Deus há de nos visitar! Até que um dia chegou Jesus; nele Deus visitou o seu povo.
OLHANDO
PARA A VIDA
Não podemos sair do mundo, mas somos chamados a não sermos do mundo. Há, em nosso tempo, uma “cultura de morte”: a dignidade da pessoa humana e o bem comum são pisoteados sem escrúpulos. Para ter mais dinheiro, não se vê limites em agredir nossa casa comum, com iniciativas que não percebem que o meio ambiente faz retornar para nós o que fazemos com ele, e que cuidar da casa comum é cuidar da vida. Nosso texto bíblico fala de práticas daquele tempo que não condizem com uma prática daquele ou daquela que crê no Deus vivo e verdadeiro.
A
PALAVRA DE DEUS ILUMINA
Chegou o momento de escutar a Palavra de Deus.
Canto: Tua Palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor. Tua Palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor! Lâmpada para os meus pés, Senhor, luz para o meu caminho!
Leitura do Livro do Deuteronômio (Dt 18, 9-15).
VAMOS
CONVERSAR:
a) Nosso texto fala de práticas que
outros povos tinham e que eram proibidas para o Povo de Deus. Nosso jeito de
nos comunicar com Deus se chama oração. Como temos dedicado tempo para falar
com Deus?
b) Havia a promessa de um grande profeta para o Povo de Deus. Essa profecia se cumpriu em Jesus. Quem é Jesus para nós? Vamos falar do lugar que ele tem ocupado em nossas vidas e em nossos valores.
A
PALAVRA DE DEUS SE TORNA VIDA (GESTO CONCRETO)
O
gesto concreto de hoje será a proposta de que cada um de nós se comprometa a
dedicar um pouco mais de tempo à oração pessoal.
Conecte às Irmãs